ELA DEU TUDO QUANTO TINHA


4.    GRATIDÃO – Além de generosa a viúva demonstra gratidão. Ser grato é um gesto de reconhecimento pela bondade que o Senhor nos faz. A Bíblia diz: “... SEDE AGRADECIDOS” (Cl 3.15). Veja que ser agradecido é mais que um sentimento é um mandamento por reconhecer a generosidade do Senhor em nossas vidas.

5.    ESPERANÇA – Certamente aquela viúva cria no Deus de Israel que sempre livrou seu povo de terríveis situações como quando o povo, no tempo do profeta Eliseu, foi cercado pelo exercito Sírio e ficou a padecer fome que até canibalismo praticaram (II Re 6.29). Esta mulher demonstra ser filha de Abraão, pois quem em “sã consciência” daria uma oferta necessitando até mesmo de uma quantia maior para sobreviver? Aquela mulher demonstra o mesmo princípio de fé de Abraão que creu na esperança contra a esperança (Rm 4.16,18).

6.    DESPRENDIMENTO – Outro princípio a ser considerado na vida daquela viúva era o desprendimento quanto às coisas materiais; a Bíblia Sagrada diz que o amor ao dinheiro é o principio de todos os males (I Tm 6.10). É comum nos apegarmos com muito afinco ao que temos ainda mais quando se trata do último centavo. Mas aquela simples viúva demonstra uma confiança inabalável no Deus que servia, pois como era filha de Abraão sobre ela repousava a benção do Senhor que o salmista ressalta dizendo: FUI MOÇO, E AGORA SOU VELHO; MAS NUNCA VI DESAMPARADO O JUSTO, NEM A SUA DESCENDÊNCIA A MENDIGAR O PÃO. (Sl 37.25). Deus nos diz em sua Palavra que se as nossas riquezas aumentarem não devemos por nelas o coração (I Tm 6.17).

7.    FIDELIDADE – Fidelidade era o que a viúva tinha com certeza, sua fé a conduzia a praticar tamanha generosidade. Ela sabia em seu coração que o Senhor é bom e que Ele sempre cumpre suas promessas; ela não estava interessada em mostrar nada a ninguém, afinal já era quase que imperceptível ao olhar dos demais; menos aos olhos de Jesus. O que realmente importava era o que Deus pensava a este respeito e Glória a Deus Ele estava ali pessoalmente fazendo sua avaliação e louvando sua serva por tão nobre gesto de adoração e fé. Isto nos faz lembrar do que Paulo escreveu aos coríntios: DEUS ESCOLHEU AS COISAS VIS DESTE MUNDO, E AS DESPREZADAS, E AS QUE NÃO SÃO, PARA REDUZIR A NADA AS QUE SÃO; (I Co 1.28). Não podemos esquecer-nos do detalhe principal: JESUS É HUMILDE DE CORAÇÃO. Glória a Deus! Sejamos, pois como Ele.

8.    SIMPLICIDADE – Como citamos no principio anterior a humildade é proveitosa e se trata de um atributo do caráter de Jesus. Ele ama ao humilde, mas abomina o soberbo; todos os ricos que depositaram suas grandes quantias foram rejeitados pelo Senhor e reduzidos a nada; mas aquela viúva foi exaltada pelo Senhor. O texto não diz, mas com certeza naquele dia aquela mulher teve uma grande surpresa, certamente uma medida recalcada, sacudida e transbordante conforme Jesus havia dito; afinal Ele vela sobre sua Palavra para cumpri-la (Jr 1.12).

9.    AMOR – Por fim amados, não poderia faltar o principio essencial para oferta daquela viúva. Se ela deu tudo quanto tinha isto nos diz que ela amava ao Senhor de todo coração ao invés de toda riqueza que possuía. Paulo dizia que: AINDA QUE DISTRIBUÍSSE TODOS OS MEUS BENS PARA SUSTENTO DOS POBRES, E AINDA QUE ENTREGASSE O MEU CORPO PARA SER QUEIMADO, E NÃO TIVESSE AMOR, NADA DISSO ME APROVEITARIA. (I Co 13.3). Glória a Deus! Ela cumpria todos os requisitos de uma verdadeira adoradora. Sigamos seu exemplo, pois com certeza seremos recompensados pelo Senhor se assim o fizermos.