QUAL É A TUA PETIÇÃO - UM

QUAL É A TUA PETIÇÃO

Teresina, maio 16, 2011

ENTÃO O REI LHE DISSE: QUE É QUE QUERES, RAINHA ESTER, OU QUAL É A TUA PETIÇÃO? ATÉ METADE DO REINO SE TE DARÁ. (Ester 5.3).

É comum nos dias de hoje vermos inúmeras multidões em busca de benefícios de qualquer ordem, seja material ou espiritual; todos querem alguma coisa. Não foi diferente no passado. Jesus por onde passava operava grandes milagres e isto chamava a atenção do povo (João 6.2). Jesus foi buscado por grandes multidões, infelizmente nem todos o buscavam pelo verdadeiro motivo, pelo que afirmou: “... NA VERDADE, NA VERDADE VOS DIGO QUE ME BUSCAIS, NÃO PELOS SINAIS QUE VISTES, MAS PORQUE COMESTES DO PÃO E VOS SACIASTES”. É muito sério o estado das igrejas locais atualmente. Vê-se que a busca pelos sinais tem promovido muitos a verdadeiros “ídolos da fé”. Que o Senhor nos ajude! A Bíblia relata que enquanto a fama de Jesus corria, Ele procurava lugares desertos fim de orar (Lucas 5.15,16). Infelizmente não é que vemos hoje em dia. Muitos com seu fundamentalismo propagam favoritismos tal qual a igreja em Corinto que tinha seus grupos formados (I Co 3.1-5).
O texto que fundamenta esta mensagem traz-nos um desafio: O que devemos pedir ao Senhor? A primeira coisa que pensaríamos talvez fosse o suprimento de uma necessidade pessoal, enquanto a Escritura diz: NÃO ATENTE CADA UM PARA O QUE É PROPRIAMENTE SEU, MAS CADA QUAL TAMBÉM PARA O QUE É DOS OUTROS. (Filipenses 2.4) ou então: “... POR QUE NÃO SOFREIS ANTES A INJUSTIÇA? POR QUE NÃO SOFREIS ANTES O DANO?” (I Coríntios 6.7). Parece que o certo é optar primeiro por si, mas não é isto que o Senhor nos ensina. Paulo dizia: MAS EM NADA TENHO A MINHA VIDA POR PRECIOSA, CONTANTO QUE CUMPRA COM ALEGRIA A MINHA CARREIRA, E O MINISTÉRIO QUE RECEBI DO SENHOR JESUS, PARA DAR TESTEMUNHO DO EVANGELHO DA GRAÇA DE DEUS. (Atos 20.24).
Se o Senhor nos perguntasse, como o rei Assuero a rainha Ester, o que lhe responderíamos? A ocasião em que o rei fez tal indagação à rainha era um momento decisivo na história do povo de Deus. Ester estava arriscando a própria vida pela de seu povo. É incomum nos dias de hoje, pelo menos a nível nacional vermos alguém oferecer a própria vida para resgatar outra, mas graças a Deus ainda existe remanescente. Aleluia! Se procurarmos nas páginas sagradas iremos encontrar algumas pessoas que pediram algo sublime da parte de Deus totalmente desprovidos de interesses materiais como hoje se vê.
Quem não se lembra de Moisés que pediu ao Senhor para mostrar sua glória: ROGO-TE QUE ME MOSTRES A TUA GLÓRIA. (Êxodo 33.18). Acredito que Moisés sequer sabia o que isto significaria, mas ele ousou pedir algo altamente sublime que ao ser humano é impossível contemplar na sua fragilidade de barro pelo que o Senhor disse a Moisés: NÃO PODERÁS VER A MINHA FACE, PORQUANTO HOMEM NENHUM VERÁ A MINHA FACE, E VIVERÁ. E, HAVENDO EU TIRADO A MINHA MÃO, ME VERÁS PELAS COSTAS; MAS A MINHA FACE NÃO SE VERÁ. (Êxodo 33.20,23). Deus na sua infinita misericórdia e onisciência providenciou um meio possível de vermos seu rosto: JESUS CRISTO HOMEM. Aleluia! Ele veio. A Escritura diz: AMADOS, AGORA SOMOS FILHOS DE DEUS, E AINDA NÃO É MANIFESTADO O QUE HAVEMOS DE SER. MAS SABEMOS QUE, QUANDO ELE SE MANIFESTAR, SEREMOS SEMELHANTES A ELE; PORQUE ASSIM COMO É O VEREMOS. (I João 3.2). Conseguiremos ver o Senhor na sua glória não mais em um corpo feito de barro, mas num corpo glorioso como o d’Ele. Glória a Deus!